BACCHUS SME

Organisational Diagnosis and B-Learning Tool for Enhancement of the Wine Tourism SME

BACCHUS SME é um projeto Europeu concebido para desenvolver uma ferramenta de diagnóstico e um inovador curso de formação misto para a formação inicial ou contínua das Pequenas e Médias Empresas do Setor do Enoturismo.

O projeto BACCHUS SME propõe desenvolver competências profissionais no setor do enoturismo; setor que está agora a dar os primeiros passos para se destacar como um produto turístico com grande impacto nas economias dos parceiros. Um outro objetivo é promover o desenvolvimento organizacional das PME do Enoturismo nas regiões vitivinícolas da parceria. O projeto BACCHUS SME também irá sensibilizar decisores políticos, associações de desenvolvimento local e outras partes interessadas acerca do potencial do Enoturismo e da produção vitivinícola das suas regiões. Facilitando assim o desenvolvimento de outros projetos locais e regionais nas zonas rurais e permitindo o desenvolvimento de uma oferta turística diversificada, viável e atrativa, baseada em detalhes únicos e características magníficas e excecionais.

Uma estratégia significativa é apoiar o empreendedorismo e a inovação, a fim de garantir iniciativas de desenvolvimento sustentável para o Enoturismo na UE, bem como melhorar a colaboração entre os decisores políticos e as partes interessadas com o objetivo de potenciar os recursos culturais e naturais existentes.


Duração

Setembro - 2016 / Dezembro - 2018


Grupos-alvo

  • Atores e intervenientes chave no sector vitivinícola, tais como os viticultores, os produtores de vinho, as PME vitivinícolas, os empresários do setor do vinho (turismo) e as instituições académicas com departamentos relevantes para o vinho;
  • Associações de desenvolvimento local e regional, organismos públicos de turismo, especialistas em enoturismo, representantes das entidades formativas, consultores / formadores e outros.

Produtos e Resultados

  • Relatórios e resumo executivo sobre o Desenvolvimento Organizacional das PME do setor do Enoturismo (O1);
  • Relatórios e resumo executivo sobre o Setor do Enoturismo (O2);
  • Pacote de Aprendizagem e Ferramenta de Diagnóstico BACCHUS SME (O3);
  • BACCHUS SME Plataforma - Ferramenta de Diagnóstico e curso de formação misto/B-learning (O4).

Parceria

Coordenador:
fr CDE Petra Patrimonia (França)
Parceiros:

Redes Sociais