RefugeesIN

Cinema for Refugees Social Inclusion

Financiado pelo Programa ERASMUS+ (KA2, Educação de Adultos), RefugeesIN significa oportunidades de aprendizagem para a inclusão social através da análise crítica do cinema europeu e da produção de documentários, sobre histórias inspiradoras de refugiados.

Resulta um Pacote de recursos para incentivar o diálogo intercultural, combater a discriminação contra os refugiados e promover a sua inclusão social. Durante as Ações-Piloto do Curso os participantes realizam curtos documentários, num ambiente de aprendizagem multicultural (educadores de adultos e refugiados) e a partir de histórias de vida real de inclusão social.


Duração

Novembro - 2016 / Dezembro - 2018


Grupos-alvo

Destina-se a educadores de refugiados adultos, entidades de educação de adultos, colaboradores e organizações da sociedade civil, especialistas em educação de adultos, inclusão social e cinema europeu.

Também se destina ao público em geral, para uma melhor consciencialização sobre sociedades mais coesas e inclusivas. Realce do papel que os filmes podem ter na promoção de representações de inclusão social e de como as comunidades de refugiados podem ser hoje aí representadas.


Produtos e Resultados

Um Pacote, que inclui:

  • Brochura: Histórias reais de vida - da fuga à pertença
  • Catálogo de Filmes: Filmes (longa-metragens e curtos documentários) de histórias de inclusão social de refugiados
  • Curso: Currículo e Manual de aprendizagem, com testes-piloto
  • Guia: Quadro de referência metodológica para a melhor utilização dos recursos (Organizações de Educação de Adultos e Sociedade Civil)
  • Folheto

Parceria

Coordenador:
pt AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda (Portugal)
Parceiros:

Redes Sociais