ProSkills

The arts as a means of developing key and soft skills in disadvantaged adults

O projeto ProSkills estabeleceu um modelo teórico comum relacionado com a aplicação de métodos de formação ativos e criativos baseados nas artes e na arte como terapia (música, pintura, filmes, drama...), com o objetivo de desenvolver nas pessoas socialmente desfavorecidas uma mente criativa, atitudes e comportamentos pró-ativos, capacidade de aprender a aprender e de autodesenvolvimento; através da promoção, nos grupos-alvo, da autonomia, do espírito de iniciativa, da criatividade, da capacidade de inovação, do autoaperfeiçoamento e da capacidade de solucionar problemas. Como consequência do desenvolvimento pessoal os aprendentes podem melhorar a sua qualidade de vida, tanto a nível pessoal como profissional, enriquecer as suas relações nas diferentes dimensões, e aumentar o nível de participação social e envolvimento na sociedade. Isto significa também um aumento das competências-chave/socias que podem promover oportunidades de voltar a estudar, encontrar um novo emprego ou melhorar a sua situação profissional destas pessoas que muitas vezes se encontram em situação de exclusão social devido à sua condição de desvantagem.


Duração

Agosto - 2009 / Julho - 2011


Grupos-alvo

Este projeto pretendeu também disseminar entre adultos socialmente desfavorecidos a cultura de formação ao longo da vida e da aprendizagem de línguas estrangeiras como um canal para superar as barreiras culturais e raciais e de comunicação com pessoas de outros países, face-a-face ou utilizando as tecnologias da web.

Quanto aos profissionais ligados à formação, o projeto irá melhorar a qualificação dos gestores de formação, dos formadores e os tutores que trabalham com pessoas socialmente desfavorecidas, de modo a ter profissionais mais preparados para enfrentar os problemas de vida e consequentes dificuldades de ensino/aprendizagem do grupo-alvo. Também irá melhorar as suas competências na gestão e promoção de eventos de aprendizagem não formal e informal, através de métodos como teatro, cinema, música e artes.

Os resultados positivos do projeto foram visíveis não só em pessoas socialmente desfavorecidas, mas também em outros aprendentes. Na verdade, os métodos de artes usadas foram eficazes em grupos-alvo diferentes dos estabelecidos no projeto ProSkills.


Produtos e Resultados

  • Manual Proskills
  • Panfleto Proskills
  • Partilha de boas práticas e métodos de educação através das artes
  • Website Proskills

Parceria

Coordenador:
it Tecnopras sas di Miliacca G. & C. (Itália)
Parceiros: