STRATEGY

STRATEGY TRAIN Small Enterprise Strategic Development Training

O projecto STRATEGY TRAIN desenvolveu um programa de aprendizagem em estratégia empresarial e gestão estratégica para os gestores de pequenas empresas. O programa baseou-se num modelo de aprendizagem que combina um curriculum com conteúdos de e-learning, que é suficientemente flexível para colmatar as necessidades específicas das pequenas empresas (i. é, flexível em termos de tempo e local), de fácil adopção e modular (i. é, dirigido a colaboradores com diferentes backgrounds, sectores, etc.) e que reflecte as necessidades práticas dos gestores. Utiliza-se uma abordagem mista, com elementos face a face e a distância. Para os formadores, tutores, coaches e consultores o projecto fornece guias sobre como implementar o programa de formação de forma a ir ao encontro das necessidades dos grupos-alvo.


Duração

Novembro - 2008 / Outubro - 2010


Grupos-alvo

O STRATEGY-TRAIN centra-se nos gestores de pequenas empresas (< 50 trabalhadores), independentemente do sector a que pertencem. O projecto direciona-se para as pequenas empresas, independentemente do sector e nível de planeamento estratégico, que desejem formação em planeamento estratégico:

  • Grupo-alvo primário: gestores, donos de pequenas empresas
  • Grupo-alvo secundário: formadores, tutores, coaches, consultores.

Produtos e Resultados

  • Ferramenta de diagnóstico pemite identificar áreas/materiais de formação adequados às suas necessidades. Será possível obter, através da resposta a um número reduzido de itens, uma avaliação do seu conhecimento sobre estratégia empresarial bem como sugestões sobre onde começar a aprendizagem (no caso de só querer selecionar módulos/unidades singulares).
  • Material de formação online é composto por 5 módulos; contém uma introdução à estratégia da empresa e traça as diferentes fases de desenvolvimento da estratégia. Cada módulo está dividido em concisas unidades (num total de 10 unidades). O material de formação Strategy Train pode ser usado para auto estudo;
  • Pode ser utilizado como material de apoio em cursos de formação presencial, bem como para a auto aprendizagem. Pode estudar todo o material, começando na introdução até ao tema estratégia, ou pode ir diretamente para certos módulos / unidades em que esteja mais interessado/a. Antes de usar os materiais de formação, aconselha-se a utilização da Ferramenta de Diagnóstico que lhe proporá pontos de acesso ao material de formação.
  • Glossário Avançado

Parceria

Coordenador:
at Multidisciplinary European Research Institute Graz (Áustria)
Parceiros: