StereoSciFi

Stereotypes and Hard Science Fiction

O projeto ‘Stereotypes and Hard Science Fiction’ é financiado pela UE no âmbito das parcerias estratégicas Erasmus +, Educação Escolar.

Nos tempos atuais há cada vez mais conflitos sociopolíticos que se elevam entre os países vizinhos, migrantes e refugiados que chegam à Europa, crise económica; o que leva ao preconceito e à discriminação com base em género, classes socioeconómicas, estereótipos raciais e étnicos; promovendo a xenofobia geral, o racismo, a violência baseada no género, a tortura, a discriminação entre as classes sociais e as orientações sexuais. Por outro lado, e considerando os avanços tecnológicos no mundo de hoje, a ciência é atraente para os estudantes. Também é atraente para os jovens os livros e os filmes. Em StereoSciFi, juntamos tudo isso: usaremos livros e filmes, ficção científica (hard science fiction, baseada em ciência, especialmente em ciências sociais), que retratam estereótipos sociais e situações sociais que podem levar à discriminação, para criar atividades para desenvolver competências sociais nos estudantes. Essas atividades serão testadas em escolas nos países parceiros.


Duração

Dezembro - 2017 / Novembro - 2019


Grupos-alvo

Os grupos alvo são:

  • alunos dos 12 aos 18 anos
  • professores e educadores que trabalham com alunos dos 12 aos 18 anos

Produtos e Resultados

  • Catálogo de Livros e Filmes de Ficção Científica, incluindo um mínimo de 12 livros e 12 filmes que apresentam situações e estereótipos sociais.
  • Mala de Atividades, com base em 4 livros e 4 filmes do Catálogo, com o mínimo de 3 atividades por livro / filme. São realizadas Ações Piloto em escolas dos países parceiros para testar as atividades.
  • Guia para Professores, com orientações para os professores utilizarem o Catálogo e a Mala de Atividades nas suas escolas.

Parceria

Coordenador:
pt AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda (Portugal)
Parceiros:

Redes Sociais